de Almeida Marinho Diniz, Ana CristinaPereira Borges Sousa, AnabelaTartaglia Reis, CláudiaSardinha Vieira Ramos, Susana MariaMáximo Barreiros, Paulo Mnueldos Santos Sousa, Paulo Jorge2025-08-292025-08-292025Cogitare Enferm. 2025; 30:e95837http://hdl.handle.net/10400.17/5163Objetivos: estruturar o plano de melhoria para a reconciliação da medicação num serviço de urgência português. Método: elaborou-se o projeto de melhoria com a metodologia Plan, Do, Act, Plan (PDSA), em um estudo observacional, descritivo, quantitativo. Na etapa Plan, participaram 282 pacientes admitidos em serviço de urgência, cujo familiar teve teleconsulta de Enfermagem; e 447 na etapa Study. Realizada a estruturação da teleconsulta com a técnica Identify, Situation, Background, Assessment e Recommendation (ISBAR); formação da equipe. Resultados: na prática habitual dos enfermeiros, identificaram-se 4,6% (n=13) discrepâncias não intencionais entre a prescrição e a medicação em uso no domicílio. Observou-se o aumento para 9,4% (n=42) de discrepâncias após a estruturação da teleconsulta, que passou a incluir as questões sobre a medicação habitual. A interrupção, sobretudo de medicamentos que atuam no sistema nervoso central, dose/frequência incorreta, foi a discrepância mais frequente, posteriormente corrigida. Conclusão: o estudo contribuiu para identificar/corrigir as falhas na reconciliação de medicação, a fim de evidenciar a importância da participação da Enfermagem e da famíliaporReconciliação MedicamentosaSegurança do PacienteServiço Hospitalar de EmergênciaTelessaúdeFamiliares AcompanhantesHSJ UCIHCC GRSGHSJ URGReconciliação Medicamentosa num Serviço de Urgência: um Processo de Melhoria ContínuaMedication Reconciliation in an Emergency Department: a Process of Continuous Improvementtext10.1590/ce.v30i0.95837