Browsing by Author "Caldeira da Silva, P"
Now showing 1 - 10 of 22
Results Per Page
Sort Options
- And after the Sensory Processing Disorders? - What answers does the DSM-5 havePublication . Gomes Cano, C; Sá Machado, L; Garcia Ribeiro, C; Pires, S; Farinha, M; Moreira, A; Macieira, J; Mesquita Reis, J; Caldeira da Silva, P; Queiroga, LIntroduction: From the question of whether the diagnosis of Sensory Processing Disorder (SPD) should have classification matching in the DSM-5 or whether it constitutes a pre-morbid condition for other pathologies, a retrospective study was conducted in 2016 titled Regulatory Disturbances: The Return to the Past - Conditioners of Evolution. The study did not show a significant association between the abnormal results obtained in the SDQ scale by children with PRPS and therapeutic intervention, which allowed us to conclude that it is imperative to rethink the intervention of these cases. From these results and the lack of corresponding diagnosis in DSM-5, the present study intends to understand what possible diagnoses these children have in the latency / adolescence and adult age and what are the therapeutic interventions required. Objectives: Characterize the sample of children diagnosed with Sensory Processing Disorder who used the psychiatry consultation at the unity of infant mental health (UPI) between 2006-2013; characterize the results obtained at the follow-up; check current medical status, pharmacological therapy, other therapeutic interventions, and if they present another corresponding diagnosis in the DSM-5. Methods: Retrospective and follow-up study using the Clinical Processes of the first consultations performed between the years 2006 and 2013 at the UPI. Evaluation of the current state was made by telephone through a structured interview to the main caregivers and the application of the SDQ. The information will be submitted to statistical processing (in SPSS®), with descriptive analysis and correlation of variables. The sample is of Convenience. Results: 55 children with SPD (N=55), 47 of their caregivers answered a telephone interview (n=47). No statistically significant association was found between any SPD type and current diagnosis of ADHD nor parental perception of current state. Significant association between SPD diagnosis and abnormal results in subscales of hyperactivity (p = 0.027) and behavior problems (p = 0.017) of the SDQ. Discussion and Conclusion: The wide dispersion of diagnoses found may pose two hypotheses: SPD should be considered as an independent diagnostic category; symptomatology (alterations in the SP) can be common to different pathologies. It is important to carry out prospective studies in children diagnosed with SPD, in order to determine if it may be a future diagnostic category in the DSM.
- Bem me Quer, Mal me Quer... Perturbação da Relação Cuidador - Criança. Caracterização do Diagnóstico de Eixo II (DC 0-3R) numa Amostra Clínica de Primeira InfânciaPublication . Mesquita Reis, J; Pinto Ferreira, B; Queiroga, L; Caldeira da Silva, PEmbora vários autores tenham alertado para a influência da relação com o cuidador no desenvolvimento psicoafetivo da criança, as investigações relativas às perturbações da relação, à sua evolução ao longo tempo e aos fatores que contribuem para o desenvolvimento posterior de outros diagnósticos psicopato - lógicos, são ainda escassas. Com este estudo pretendeu-se caracterizar uma amostra clínica de crianças, com idades compreendidas entre os 0 e os 4 anos de idade, com o diagnóstico de perturbação da relação cuidador/criança (Eixo II – DC 0-3R). Numa fase posterior pretende-se realizar um estudo longitudinal para avaliação da dinâmica evolutiva destes quadros. Verificou-se uma associação entre a existência de psicopatologia materna e a presença de uma perturbação na relação cuidador/criança. Assim, este estudo alerta para importância de um diagnóstico e intervenção precoce da psicopatologia materna de forma a prevenir a instalação destes quadros. Adicionalmente reforça a importância de uma proximidade e articulação entre os serviços de psiquiatria e pedopsiquiatria.
- Caracterização dos Casos Observados numa Equipa de Psiquiatria da Infância e Adolescência. Um Estudo RetrospectivoPublication . Encarnação, R; Moura, M; Gomes, F; Caldeira da Silva, PAo longo das últimas décadas tem-se assistido a um crescente número de crianças que necessita de avaliação e acompanhamento em Psiquiatria da Infância e Adolescência. Actualmente estima-se que entre 10 a 20% das crianças tenham um ou mais problemas de Saúde Mental, sendo que apenas um quinto destas recebem o tratamento apropriado. Assim, no sentido de se poder proceder a uma melhor planificação e gestão de recursos realizou-se uma análise do movimento assistencial de uma Equipa de Pedopsiquiatria entre 2004 e 2007 bem como uma análise descritiva detalhada da população de utentes do ano 2007. No período de quatro anos estudado foram observadas 1923 crianças num total de 9609 consultas. Verificou-se um predomínio claro de crianças e adolescentes do sexo masculino e a média etária observada foi de 9,89 anos. A caracterização da população consultada no ano de 2007 (480 utentes), revelou também uma preponderância das estruturas familiares nucleare e, ao nível da área de residência destaca-se um predomínio de crianças do concelho de Sintra (71%). Quanto à origem do pedido, em 29% os casos foram referenciados pelo Médico Assistente e em 26% pela Escola; os motivos de consulta mais frequentes foram os problemas de comportamento (30%) e as dificuldades de aprendizagem escolar (15%). Foi possível ainda caracterizar os pedidos de consulta por fonte de referenciação. No que concerne ao diagnóstico, a nível psicodinâmico, a Organização Depressiva predomina (56%) enquanto, quando analisados os diagnósticos do Eixo I de acordo com a DSM-IV-TR, se verifica um predomínio das Perturbações do Humor (30%) seguindo-se as Perturbações do Comportamento e Défice de Atenção (24,8%). Os tempos de espera médios entre o pedido e a primeira consulta variaram entre 55 dias (casos provenientes do Serviço de Urgência) e os 141 dias (casos sinalizados pela escola). Apenas com uma análise aprofundada da realidade assistencial nesta área permitirá a planificação e implementação de medidas que visem optimizar os Serviços e a resposta que estes dão às crianças, adolescentes e famílias.
- Caracterização dos Hábitos de Sono na Primeira Infância numa População ClínicaPublication . Pinto Ferreira, B; Mesquita Reis, J; Teixeira, RM; Caldeira da Silva, PIntrodução: Os problemas de sono fazem parte das queixas mais referidas, nomeadamente as dificuldades para as crianças se tranquilizarem e adormecerem na hora de dormir e os despertares noturnos frequentes. O objectivo deste estudo foi caracterizar os hábitos de sono na primeira infância. Materiais e Métodos: Construção de questionário sobre os hábitos de sono na primeira infância, aplicando-o a uma população de crianças atendidas em primeira consulta de pedopsiquiatria no Centro de Estudos do Bebé e da Criança / Unidade da Primeira Infância (n=93), dos 0 aos 3 anos de idade, durante o ano de 2014. Resultados: A média de idades é de 27 meses, variando entre 1 e 36 meses. Não existem diferenças estatisticamente significativas entre sexos e idades relativamente ao ambiente em que dormem. 77% das crianças têm rotinas antes de adormecer. As crianças que têm rotinas, têm menor dificuldade em adormecer (p=0,028). 38,04% dos pais considera que existem problemas de sono. A média do número total de horas de sono entre os 3 e os 11 meses foi de 12h e entre os 12 e os 35 meses de 11h. Discussão: Concordante com a literatura, a maioria das crianças acorda durante a noite (61,3%), o número e a duração de sestas diminui ao longo da vida e os problemas de sono são frequentes (38,04%), apesar de neste estudo terem uma prevalência ligeiramente superior. A duração de sono das crianças é inferior ao recomendado. Conclusão: Verifica-se uma associação significativa entre a inexistência de rotinas e a dificuldade em adormecer e uma associação significativa entre crianças que dormem sozinhas e ausência de problemas de sono.
- Casos Observados na Unidade de Primeira Infância em 2000 - 10 Anos DepoisPublication . Rapazote, R; Salavessa, M; Crujo, M; Pardilhão, C; Gavino, A; Caldeira da Silva, P
- Depression Among Portuguese Pregnant Women During Covid-19 Lockdown: A Cross Sectional StudyPublication . Padez Vieira, F; Mesquita Reis, J; Figueiredo, PR; Lopes, P; Nascimento, MJ; Marques, C; Caldeira da Silva, PIntroduction: Coronavirus disease 2019 was declared as a pandemic on March 2020. Research on its psychological effects is still lacking. Perinatal depression is a medical complication of pregnancy, especially in situations of stress. In this study, we aimed to investigate the presence of symptoms of depression in pregnant women during the lockdown period in Portugal. Methods: This study consisted in a cross-sectional study among Portuguese pregnant women, who completed an online self-report questionnaire between 25th April and 30th April 2020. An anonymous online questionnaire was developed to assess depression and concerns related to COVID-19. This study was approved by the IRB of Hospital Dona Estefânia and performed in accordance with the ethical standards laid down in the 1964 Declaration of Helsinki. Eligibility criteria included pregnant women, ≥ 18 years and living in Portugal. The primary outcome was to evaluate the presence of depressive symptoms and its association to socio-demographic characteristics and to concerns related to COVID-19. Results: A total of 1698 pregnant women were enrolled. The mean age was 31.9 years. 82.4% felt a negative impact of the pandemic in the surveillance of pregnancy and 43% felt insufficient support. 26.3% showed "possible depression" according to the EPDS. A regression analysis revealed the possibility of depression increased as the concerns about COVID increased and was lower for women with support. The possibility of depression was higher for women with psychiatric medical history. Conclusion: This study demonstrated a significant increase in clinically significant depressive symptoms in pregnant women during the lockdown. It also revealed some of the socio-demographic characteristics of women at risk for depression. If left untreated, depression tends to persist, affecting the woman and also the child. Our findings suggest that COVID-19 represents a serious challenge for this population and reinforce the urgent need for early detection and intervention on mental health issues during pregnancy, especially during the pandemic.
- Hábitos e Problemas de Sono numa População Clínica de Crianças e AdolescentesPublication . Crujo, M; Cordovil, C; Henriques, S; Caldeira da Silva, P
- How Are You Now? Estudo de Follow-Up dos Casos da UPI de 2006 a 2013Publication . Caldeira da Silva, P; Garcia Ribeiro, C; Gomes Cano, C; Sá Machado, L; Pires, S; Farinha, M; Moreira, A; Macieira, JIntrodução: A unidade especializada em saúde mental da Primeira Infância do Hospital Dona Estefânia dedica-se ao estudo clínico da psicopatologia do bebé e da relação cuidadores-bebé, focando-se numa abordagem preventiva mas também terapêutica. Presta cuidados diferenciados a crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 3 anos de idade e suas famílias. A investigação sistemática e em larga escala para esta faixa etária ainda é muito limitada, sendo escassa a literatura sobre a repercussão futura de algumas das patologias diagnosticadas numa idade tão precoce. Objetivos: Avaliar longitudinalmente as crianças observadas pela primeira vez nesta unidade nos anos de 2006 a 2013, através de um follow-up a 5 anos, de modo a compreender a sua evolução e identificar tendências de mudança na psicopatologia ao longo dos anos. Metodologia: A amostra de estudo é composta por n=1316 crianças dos 0-3 anos atendidas em primeira consulta na UPI no anos de 2006 a 2013. Foram consultados os seguintes parâmetros nos processos clínicos: idade à data da primeira consulta, sexo, diagnóstico atribuído de acordo com o Sistema de Classificação DC 0-3 (Eixo I e II), intervenção terapêutica e duração do seguimento. A avaliação do estado actual foi feita por via telefónica através de uma entrevista estruturada aos principais cuidadores e da aplicação da escala SDQ (Strengths and Difficulties Questionnaire) – versão para cuidadores. A informação foi submetida a processamento estatístico (em SPSS®), com análise descritiva e correlação de variáveis. Resultados/ Conclusão: Grande número de crianças da amostra geral mostra valores anormais de SDQ, sugerindo provável continuidade entre dificuldades no período precoce e nas idades subsequentes. Apesar das dificuldades encontradas nos meninos com diagnóstico de Perturbação da Relação e Comunicação na escala SDQ, com significado estatístico quando comparados com a amostra geral, a percepção dos pais é surpreendentemente positiva (85,7% consideram que os filhos estão melhores); os resultados apontam para uma evolução positiva de uma maneira geral, com impacto na aprendizagem, verificando-se um número reduzido destas crianças inseridas no ensino especial, o que reforça a importância direta da intervenção na primeira infância, no acompanhamento das famílias que a UPI se esforça por garantir, mantendo a expectativa positiva, promotora do melhor desenvolvimento das potencialidades da criança.
- Internos de Pedopsiquiatria: "O que Esperam do Futuro Enquanto Especialistas?"Publication . Garcia Ribeiro, C; Vaz Pinto, S; Caldeira da Silva, PIntrodução: A satisfação com a profissão médica tem sido apontada como factor essencial para a qualidade assistencial, bem-estar dos doentes e a estabilidade dos sistemas de saúde.4 A formação e informação na área de Pedopsiquiatria é parca no ensino escolar e universitário, mesmo nas Faculdades de Medicina. Perante a decisão da escolha de realizar o Internato de Formação Específica de Pedopsiquiatria, o jovem médico depara-se com um conjunto de aprendizagens, desafios, condições de trabalho, cuja a satisfação e correspondência à expectativa prévia, podem ser determinantes no tipo de trabalho que ambicionam realizar enquanto especialistas. Objectivos: Partindo de um estudo que avaliou o grau de satisfação de médicos internos com a especialidade em Portugal*, pretende-se caracterizar a percepção de bem-estar, gestão de expectativas e a satisfação dos Médicos Internos de Pedopsiquiatria com a especialidade. Por fim, compreender o impacto que esta percepção tem na projeção que o jovem médico tem de si e das condições de trabalho, como futuro especialista. Métodos: Foi realizado um estudo transversal da amostra de médicos internos de Pedopsiquiatria Nacional, com recurso a um inquérito realizado online que incluiu o índice de Bem-estar da OMS, perguntas sobre a “satisfação, expectativas e ideias concebidas sobre a especialidade”. Resultados e Conclusões: Do nº total de internos de Pedopsiquiatria a nível nacional (65 internos) participaram no estudo 63% (41 respostas). Verificou-se um índice de Bem-estar superior nos 1º e 4º anos de Internato Médico, o que pode levantar a questão das causas que possam contribuir para a diferença de distribuição. É curioso notar as respostas “em relação à investigação”, 72,5% dos internos consideraram importante para a prática clínica o seu contributo, mas apenas 25% considerou ter tempo suficiente para a leitura de estudos de investigação. 98% considera que é importante o peso do percurso do internato médico e processo formativo no especialista que virá a ser, sendo que 42% não consideram uma “vida mais fácil”.
- A Perturbação do Espetro do Autismo na Primeira Infância: O Modelo do Centro de Estudos do Bebé e da Criança de Avaliação Diagnóstica e Intervenção TerapêuticaPublication . Martins Halpern, C; Caldeira da Silva, P; Costa, D; Nascimento, MJ; Mesquita Reis, J; Martins, MT; Pinto Ferreira, B; Santos, I; Carvalho, L; Paiva Gomes, M; Martins, M; Pimentel, MJ; Lopes, P; Silva, P; Rapazote, R; Catarino, S; Aires Pereira, S; Pereira, S; Afonso, SIntroduction: The Centro de Estudos do Bebé e da Criança in Hospital Dona Estefânia has organized a multidisciplinary model for children under three with suspected autism spectrum disorder, thus implementing the recent guidelines established by the Directorate General for Health. The aim of this study is to describe this model and case series. Material and methods: A retrospective descriptive study of observed children with suspected ASD. They were observed according to the model of the Centro de Estudos do Bebé e da Criança and DC:0-5TM classification, between January 2018 and September 2019. Results: The study included 178 children. The average age at the initial assessment was 27 months. From the total sample, 116 children concluded the diagnostic sessions (axis I): Autism Spectrum Disorder/Early Atypical (36%), Developmental Language Disorder (18%), Other (19%). Factors of axes II, III, IV and V of DC:0-5TM were determinant for clinical diagnosis in 26%. Discussion: Of 116 children, 36% were diagnosed with Autism Spectrum Disorder. This highlights the diagnostic challenge posed by neurodevelopmental disorders in early infancy. The sample shows that the characteristics of the relationship with the caregiver (axis II), presence of physical conditions (axis III), psycho-social stressors (axis IV) and developmental trajectory (axis V) have a significant clinical impact. In the future, the initial assessment should take place well before the age of 27 months because of the impact on prognosis. Conclusion: This model is a pioneering approach in Portugal. It promotes a common approach of Child and Adolescent Psychiatry and Neuropediatrics/Developmental Pediatrics in early infancy. Moreover, it increases the diagnostic acuity of Autism Spectrum Disorders and early therapeutic intervention.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »