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Gestão do Estado Emocional da Criança (dos 6 aos 8 anos) através da Actividade de Brincar: Analisando o Cuidado de Enfermagem em Contexto de Internamento de Pediatria
dc.contributor.author | Pereira, AM | |
dc.contributor.author | Nunes, J | |
dc.contributor.author | Teixeira, S | |
dc.contributor.author | Diogo, P | |
dc.date.accessioned | 2013-10-18T10:46:21Z | |
dc.date.available | 2013-10-18T10:46:21Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | O presente estudo, de abordagem qualitativa, visa compreender como o brincar integrado na prática de enfermagem pode ser usado na gestão do estado emocional da criança a viver uma experiência de hospitalização/cirurgia. Neste processo investigativo recorreu-se ao diário de campo para descrever e analisar a própria prática de enfermagem associada ao fenómeno em estudo. A recolha dos dados foi realizada num serviço de internamento de pediatria cirúrgica de um hospital pediátrico de Lisboa, no período de Abril a Junho de 2008, a partir de interacções de cuidados com 9 crianças de idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo, os quais revelaram um processo de gestão do estado emocional da criança, através da actividade de brincar, que implica as seguintes acções/interacções: promover o confronto adaptativo, favorecer o relaxamento, incrementar o sentimento de controlo, promover o sentimento de segurança, facilitar a aproximação, promover a expressão emocional, minimizar o sentimento de solidão, promover a distracção e desmistificar os medos. Conclui-se que a actividade de brincar é um instrumento terapêutico primordial em enfermagem pediátrica, na medida em que se revela um meio para favorecer o bem-estar das crianças, e por isso é sugestivo de contribuir para resultados terapêuticos. De facto, usado de modo intencional e sistemático promove a adaptação e aprendizagem das crianças numa experiência positiva de hospitalização/cirurgia. | por |
dc.identifier.citation | Pensar Enfermagem.2010; 14(1 ): 24-38 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.17/1483 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Emoções | por |
dc.subject | Cuidados de Enfermagem | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | HDE PED | |
dc.title | Gestão do Estado Emocional da Criança (dos 6 aos 8 anos) através da Actividade de Brincar: Analisando o Cuidado de Enfermagem em Contexto de Internamento de Pediatria | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 38 | por |
oaire.citation.startPage | 24 | por |
oaire.citation.volume | 14 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |