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O Ensino Médico Pós-Graduado

dc.contributor.authorMatos Ferreira, A
dc.contributor.authorCorte Real, J
dc.date.accessioned2014-11-25T17:46:06Z
dc.date.available2014-11-25T17:46:06Z
dc.date.issued1983
dc.description.abstractOs autores afirmam a urgência em reestruturar o ensino medico pós-graduado em Portugal. De uma forma critica, analisam esquematicamente a situação actual do ensino médico pós-graduado em geral e da Urologia em particular, no nosso país. Depois de enunciar as etapas para atingir o internato da especialidade, resumem o Plano de preparação para a especialidade de Urologia do Conselho Directivo do Colégio de Urologistas da Ordem dos Médicos, de 1979. 0 Plano refere-se a tempos de estágio, programas teórico e prático, e formas de avaliação dos internos e aponta ainda as características para que um serviço seja considerado idóneo. Referindo que a realidade actual não corresponde às exigências preconizadas, os autores indicam aquilo que de facto acontece. Respondendo negativamente a uma série de questões sobre pontos fulcrais para uma prática correcta do ensino pós-graduado, os autores terminam a primeira parte da sua exposição perguntando se, nas condições actuais, o resultado final da preparação dos médicos será mesmo um Especialista. Na segunda parte fazem propostas para a reestruturação do ensino pós-graduado em Portugal. Referem-se sucessivamente as seguintes alíneas: criação de institutos ou escolas médicas hospitalares de pós graduação, universitários; elaboração de um programa padrão nacional do ensino médico pós-graduado; criação de comissões para o ensino médico pós-graduado; definição exigente do perfil de serviço idóneo para o ensino médico pós-graduado; elaboração de programas individuais pelos serviços dos institutos de pós-graduação; caderneta; fiscalização da actividade dos docentes e discentes; avaliação, contínua e por provas intercalar e final; mestrado. Dado o carácter auto-explicativo dos quadros, os autores, para além de alguns comentários, apenas desenvolvem as alíneas referentes aos Institutos ou Escolas Médicas de Pós-graduação, Universitários e ao Mestrado, expondo, duma maneira sucinta, a forma como pensam que deviam ser organizados.por
dc.identifier.citationActa Med Port. 1983 Feb;4(2):123-34.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.17/1948
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCentro Editor e Livreiro da Ordem dos Médicospor
dc.subjectCHLC UROpor
dc.subjectCurriculumpor
dc.subjectEnsino Médico Pós-Graduadopor
dc.subjectAvaliação Médicapor
dc.subjectInternato e Residênciapor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectUrologiapor
dc.titleO Ensino Médico Pós-Graduadopor
dc.title.alternativePostgraduate Medical Teachingpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage134por
oaire.citation.startPage123por
oaire.citation.titleActa Médica Portuguesapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

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