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O Ensino Médico Pós-Graduado
dc.contributor.author | Matos Ferreira, A | |
dc.contributor.author | Corte Real, J | |
dc.date.accessioned | 2014-11-25T17:46:06Z | |
dc.date.available | 2014-11-25T17:46:06Z | |
dc.date.issued | 1983 | |
dc.description.abstract | Os autores afirmam a urgência em reestruturar o ensino medico pós-graduado em Portugal. De uma forma critica, analisam esquematicamente a situação actual do ensino médico pós-graduado em geral e da Urologia em particular, no nosso país. Depois de enunciar as etapas para atingir o internato da especialidade, resumem o Plano de preparação para a especialidade de Urologia do Conselho Directivo do Colégio de Urologistas da Ordem dos Médicos, de 1979. 0 Plano refere-se a tempos de estágio, programas teórico e prático, e formas de avaliação dos internos e aponta ainda as características para que um serviço seja considerado idóneo. Referindo que a realidade actual não corresponde às exigências preconizadas, os autores indicam aquilo que de facto acontece. Respondendo negativamente a uma série de questões sobre pontos fulcrais para uma prática correcta do ensino pós-graduado, os autores terminam a primeira parte da sua exposição perguntando se, nas condições actuais, o resultado final da preparação dos médicos será mesmo um Especialista. Na segunda parte fazem propostas para a reestruturação do ensino pós-graduado em Portugal. Referem-se sucessivamente as seguintes alíneas: criação de institutos ou escolas médicas hospitalares de pós graduação, universitários; elaboração de um programa padrão nacional do ensino médico pós-graduado; criação de comissões para o ensino médico pós-graduado; definição exigente do perfil de serviço idóneo para o ensino médico pós-graduado; elaboração de programas individuais pelos serviços dos institutos de pós-graduação; caderneta; fiscalização da actividade dos docentes e discentes; avaliação, contínua e por provas intercalar e final; mestrado. Dado o carácter auto-explicativo dos quadros, os autores, para além de alguns comentários, apenas desenvolvem as alíneas referentes aos Institutos ou Escolas Médicas de Pós-graduação, Universitários e ao Mestrado, expondo, duma maneira sucinta, a forma como pensam que deviam ser organizados. | por |
dc.identifier.citation | Acta Med Port. 1983 Feb;4(2):123-34. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.17/1948 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Centro Editor e Livreiro da Ordem dos Médicos | por |
dc.subject | CHLC URO | por |
dc.subject | Curriculum | por |
dc.subject | Ensino Médico Pós-Graduado | por |
dc.subject | Avaliação Médica | por |
dc.subject | Internato e Residência | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.subject | Urologia | por |
dc.title | O Ensino Médico Pós-Graduado | por |
dc.title.alternative | Postgraduate Medical Teaching | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 134 | por |
oaire.citation.startPage | 123 | por |
oaire.citation.title | Acta Médica Portuguesa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |