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Quando Eu for Grande, Quero Ser...
dc.contributor.author | Teles, L | |
dc.contributor.author | Vale, MC | |
dc.contributor.author | Estrada, J | |
dc.contributor.author | Gama, L | |
dc.date.accessioned | 2013-10-29T16:45:04Z | |
dc.date.available | 2013-10-29T16:45:04Z | |
dc.date.issued | 2001 | |
dc.description.abstract | Os AA avaliaram dois grupos de crianças oriundas de diferentes estratos socio-familiares, procurando variantes do normal, que confirmem a importância do jardim de infância como factor atenuante de ambiente familiar menos estimulante. Material Métodos: Foram seleccionados aleatoriamente pelo Serviço Social do Hospital, dois jardins de infância, em Lisboa. A avaliação incidiu num grupo de crianças dos dois aos quatro anos, sem patologia. Na caracterização social e familiar foi utilizada a escala de Graffar. A avaliação de desenvolvimento psicomotor foi efectuada por observado único; o teste utilizado foi o "Schedule of Growing Skills in Practice" e a análise estatística foi efectuada pelo teste The Student (significância p=<0,05). Resultados: A população estudad foi constituída por 34 crianças, 14 das quais frequentava Jardim de Infância particular (JIP) e as restantes 20, Insitutição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com idades compreendidas entre os 2 e os 4 anos. Na subescala da Locomoção, a pontuação obtida foi de 12,8 e 12,9 respectivamente no IPSS e JIP (=0,824) e na Manipulação foi de 19,3 (IPSS) e 20,7 (JIP) (p=0,006). Os resultados obtidos na área da Visão foram de 16,1 e 17,3 respectivamente na IPSS e JIP (p=0,005). A avaliação da Audição/Linguagem revelou resultados de 13,1 (IPSS) e 15,5 (JIP) (p=0,002) e na subescala da Fala/Linguagem, foram obtidos resultados de 14,5 (IPSS)e 17,3 (JIP) (p=0,008). As áreas de interacção social e autonomia, revelaram ambas pontuações de 18,3 (IPSS) e 19,8 (JIP), (respectivamente p=0,001 e p=0,017). Conclusões: Na avaliação efectuada, não encontrámos diferenças estatísticamente significativas nas subescalas de Locomoção e da Manipulação. Nas áreas da Autonomia, Audição/Linguagem e Fala/linguagem, os resultados foram estatísticamente superioes no grupo de crianças que frequentavam o JIP (oriundas de classes socio-familiares mais favorecidas e de famílias menos numerosas), comparativamente às que frequentavam a IPSS. | por |
dc.identifier.citation | Acta Pediatr Port. 2001; 32(1): 139-142 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.17/1503 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Pediatria | por |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Casuística | por |
dc.subject | HDE CDPED | por |
dc.title | Quando Eu for Grande, Quero Ser... | por |
dc.title.alternative | When I Grow Up, I Want To Be... | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 142 | por |
oaire.citation.startPage | 139 | por |
oaire.citation.volume | 32 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |