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Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF): Conceitos, Preconceitos e Paradigmas. Contributo de um Construto para o Percurso Real em Meio Natural de Vida.

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A autora aborda o historial, gĆ©nese e objectivos da Classificação Internacional de Funcionalidade para crianƧas e jovens, implementada pela Organização Mundial de SaĆŗdeem 2007. Sublinha o papel de complementaridadade da CIF relativamente a outras classificaƧƵes como a Classificação Internacional de DoenƧas (CID), em que a primeira visa caracterizar as capacidades e dificuldades de crianƧas e jovens com deficiĆŖncia, ou seja, caracterizar do ponto de vista funcional cada crianƧa e jovem, independentemente do diagnóstico etiológico mĆ©dico. Trata-se da mudanƧa de paradigma bio-mĆ©dico para a do indivĆ­duo que apresenta determinadas competĆŖncias e dificuldades, em que estas Ćŗltimas sĆ£o definidas em função do ambiente – facilitador ou actuando como barreira. Assim, Ć© dado enfoque ao ambiente para que este seja modificado transformando os factores que actuam como barreira em facilitadores, que anulem ou atenuem as dificuldades. Sendo a deficiĆŖncia e ou doenƧa uma experiĆŖncia universal, a CIF vem colmatar uma importante lacuna na dificuldade de comunicação e articulação entre os diversos actores intervenientes no apoio socio educativo e mĆ©dico destas crianƧas,criando uma linguagem acessĆ­vel aos tĆ©cnicos envolvidos – educadores, terapeutas e outros profissionais ligados Ć  infĆ¢ncia, por forƧa envolvidos, dando uma maior ĆŖnfase Ć  interacção crianƧa/meio numa perspectiva holĆ­stica de bem estar bio-psico-social.

Description

Keywords

Classificação Internacional de Funcionalidade Classificação Internacional de Funcionalidade para Crianças e Jovens Ambiente Organização Mundial de Saúde Criança Adolescente HDE CDPED

Citation

Acta Pediatr Port 2009;40(5):229-36

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Sociedade Portuguesa de Pediatria

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