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Abstract(s)
A autora aborda o historial, génese e objectivos da Classificação Internacional de Funcionalidade para crianças e jovens, implementada pela Organização Mundial de Saúdeem 2007. Sublinha o papel de complementaridadade da CIF relativamente
a outras classificaƧƵes como a Classificação Internacional de DoenƧas (CID), em que a primeira visa caracterizar as capacidades e dificuldades de crianƧas e jovens com deficiĆŖncia, ou seja, caracterizar do ponto de vista funcional cada crianƧa e jovem, independentemente do diagnóstico etiológico mĆ©dico. Trata-se da mudanƧa de paradigma bio-mĆ©dico para a do indivĆduo que apresenta determinadas competĆŖncias e dificuldades, em que estas Ćŗltimas sĆ£o definidas em função do ambiente ā facilitador ou actuando como barreira. Assim, Ć© dado enfoque ao ambiente para que este seja modificado transformando os factores que actuam como barreira em facilitadores, que anulem ou atenuem as dificuldades. Sendo a deficiĆŖncia e ou doenƧa uma experiĆŖncia universal, a
CIF vem colmatar uma importante lacuna na dificuldade de comunicação e articulação entre os diversos actores intervenientes no apoio socio educativo e mĆ©dico destas crianƧas,criando uma linguagem acessĆvel aos tĆ©cnicos envolvidos ā educadores, terapeutas e outros profissionais ligados Ć infĆ¢ncia,
por forƧa envolvidos, dando uma maior ĆŖnfase Ć interacção crianƧa/meio numa perspectiva holĆstica de bem estar bio-psico-social.
Description
Keywords
Classificação Internacional de Funcionalidade Classificação Internacional de Funcionalidade para Crianças e Jovens Ambiente Organização Mundial de Saúde Criança Adolescente HDE CDPED
Citation
Acta Pediatr Port 2009;40(5):229-36