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A Influência do Ensino Pré-Operatório de Enfermagem na Redução da Ansiedade Intra-Operatória em Cirurgia Ambulatória de Extração de Catarata
dc.contributor.author | Fonseca, M | |
dc.date.accessioned | 2014-12-04T17:15:04Z | |
dc.date.available | 2014-12-04T17:15:04Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O ensino pré-operatório inicia-se com o acolhimento do cliente, sendo este um processo contínuo, dinâmico e favorável ao desenvolvimento de uma relação de ajuda. Todas as pessoas que são submetidas a uma cirurgia deparam-se com sintomas como medo, insegurança e ansiedade face ao desconhecido (Dugas, 1984). O ensino pré-operatório é o meio que o enfermeiro tem ao dispor para fazer face a esta sintomatologia apresentada pelos seus clientes. Em cirurgia oftalmológica, a extração da catarata é o procedimento mais frequentemente realizado, sendo feito actualmente em regime de ambulatório. Existem diversos estudos (McDonald et al., 2004; Johansson et al., 2005) que demonstram a importância do ensino pré-operatório em regime de internamento, mas desconhece-se qual a sua relevância no regime de cirurgia de ambulatório. Sabendo-se que na cirurgia de ambulatório o tempo de permanência do doente no hospital é reduzido, o enfermeiro peri-operatório terá menos tempo para o acompanhar pelo que deverá adequar as suas práticas. Pretende-se com este trabalho conhecer a relação entre a realização do ensino pré-operatório de enfermagem a clientes a serem submetidos a cirurgia de extração de catarata, em regime de ambulatório, e os níveis de ansiedade que manifestam no período intra-operatório. Foram seleccionados 120 sujeitos com idade igual ou superior a 50 anos e que iam ser submetidos pela primeira vez a cirurgia de extração da catarata sob anestesia tópica em regime de ambulatório. Os sujeitos foram randomizados em dois grupos, um dos quais foi submetido a visita de enfermagem pré-operatória. O nível de ansiedade, nos dois grupos, foi medido com a Escala STAY-estado, no período intra-operatório. Conclui-se que a realização da visita pré-operatória influencia significativamente os níveis de ansiedade no período intra-operatório dos clientes que são submetidos (pela primeira vez) a extração de catarata em cirurgia de ambulatório. | por |
dc.identifier.citation | Enformação 2014 Ago-Out; 4: 28-34 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.17/1954 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Associação Científica dos Enfermeiros | por |
dc.subject | HSAC OFT | por |
dc.subject | Ansiedade | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Cirurgia Ambulatória | por |
dc.subject | Enfermagem | por |
dc.title | A Influência do Ensino Pré-Operatório de Enfermagem na Redução da Ansiedade Intra-Operatória em Cirurgia Ambulatória de Extração de Catarata | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 34 | por |
oaire.citation.startPage | 28 | por |
oaire.citation.title | Enformação | por |
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