Cirurgia
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Cirurgia by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 200
Results Per Page
Sort Options
- Polipose Múltipla da Vesícula. Dificuldades Diagnósticas a Propósito de um CasoPublication . Cruz, I; Mendonça Lima, F; Silva, S; Galhordas, A; Monteiro Baptista, MLDescreve-se um caso de uma doente de 52 anos de idade, submetida a colecistectomia com o diagnóstico de litiase biliar, baseado na colecistografia oral. No decurso do acto cirúrgico, em que não se palparam cálculos, o diagnóstico inicial foi posto em dúvida. A identificação da polipose múltipla só foi possível após colecistectomia. Com base na experiência colhida neste caso, faz-se uma revisão dos critérios diagnósticos e fundamenta-se a orientação terapêutica, dado o potencial de malignidade destas lesões.
- Gastrinoma de Localização Pilórica numa Doente com Úlcera Péptica RecorrentePublication . Duarte, P; Luz, Z; Lourenço, I; Reis, B; Alvelos, AApresenta-se o caso clínico de uma mulher de 56 anos, raça branca, com úlcera duodenal e esofagite com 3 anos de evolução apesar de terapêutica mantida com bloqueadores dos receptores H2. O valor da gastrina sérica basal estava ligeiramenteacima dos limites superiores do normal. O teste de estimulação de secretina foi sugestivo de gastrinoma. Com tomografia axial computorizada e arteriografia selectiva não se localizou o tumor. Na laparotomia exploradora encontrou-se um nódulo pilórico que se demonstrou corresponder ao gastrinoma. Dezoito meses após a cirurgia a doente encontrou-se assintomática e os exames de controle são negativos.
- Adenocarcinoma do Colon Revelado por Endocardite por Estreptococos BovisPublication . Almeida, J; Bau, J; Baptista, I; Matias, T; Quininha, J; Bentes Jesus, J; Vital Morgado, AA associação da endocardite por Estreptococos bovis com neoplasias do colon tem sido referida na literatura. Descreve-se um doente cuja endocardite por estreptococos bovis, determinou uma avaliação colonoscóspica, que permitiu o diagnóstico e tratamento cirúrgico de um adenocarcinoma do colon.
- Ecografia Per-Operatória em Cirurgia das Vias Biliares. Estudo Comparativo Ecografia/Colangiografia Per-Operatória na Detecção de Cálculos na Via Biliar PrincipalPublication . Garcia, JP; Sousa, JT; Silva, E; Soares, E; Pedroso, C; Cid, MOOs autores apresentam a sua experiência de 3 anos, com a ecografia per-operatória em 200 doentes sujeitos a colecistectomia por litíase biliar. A ecografia per-operatória e a colangiografia per-operatória foram praticadas em todos estes doentes e comparadas com os achados operatórios. A precisão diagnóstica da ecografia foi 98% e a da colangiografia 96%, no total de doentes desta série. O valor da previsão duma ecografia positiva foi 92.5% enquanto que com uma colangiografia positiva foi inferior, 8 1.5%. Nos 32 doentes em que se praticou a exploração da via biliar principal a utilização destes dois métodos conjuntos levou a uma exploração positiva em 75% dos casos. A morbilidade total nestas séries foi 4.8% contra 12.8% (no grupo com exploração do hepato-colédoco) e cálculos retidos a seguir à exploração da via biliar, foram encontrados numa doente e em situação intra-hepática. A mortalidade total de toda a série de doentes foi 0%. A ecografia per-operatória das vias biliares como procedimento de estudo é um método valioso, possível substituto da colangiografia per-operatória, embora na realidade ambos os métodos possam ter um papel complementar.
- Oclusão Intestinal. Experiência da Urgência do H.S.José 1981-1991Publication . Guedes da Silva, J; Santos, JC; Silva Martins; Gíria, J; Alves Pereira, COs Autores descrevem a experiência, em oclusão intestinal, da Unidade de Urgência Cirúrgica dos Hospitais Civis de Lisboa (UUC-HCL), no período de 10 anos, decorrido entre Novembro de 1981 e Novembro de 1991, estimando que esta entidade patológica tenha constituído cerca de 15% da casuística de cirurgia geral daquele Serviço. Os dados referentes aos 3679 doentes, operados de urgência por oclusão intestinal, foram reunidos num ficheiro informatizado e a sua análise global é descrita recorrendo à representação gráfica dos elementos mais relevantes. Foi semelhante a distribuição por sexos : feminino (49%) e masculino (5 1%). A forma mecânica de oclusão (94%)teve como patologias mais frequentes: a hérnia estrangulada (1604 casos), a brida (568 casos) e o cancro (713 casos); e a forma dinâmica ou funcional (6%) teve, como principal ocorrência, a isquémia intestinal (143 casos). A terapêutica cirúrgica foi avaliada de forma geral. No entanto, comenta-se, brevemente, a evolução registada no tratamento primário do cancro colorrectal em oclusão (625 casos). A taxa de mortalidade global foi de 10,8% (adulto). Em termos relativos, teve como principais expressões: (39%) na isquémia intestinal, (23%) no cancro e (22%) no volvo intestinal.
- FeocromocitomaPublication . Monteiro Castro, J; Palla Garcia, JOs autores apresentam o caso clínico de uma mulher de 51 anos, internada por Hipertensão Arterial (H.T.A.) grave, com paroxismos, não controlável médicamente. A investigação clínico laboratorial-Imagiológica, permitiu detectar um feocromocitoma da glândula supra-renal direita, que foi excisado cirurgicamente com êxito. Discutem em seguida o Diagnóstico,diferencial, e terminam com uma breve revisão da literatura dos aspectos clínicos, diagnósticos, preparação préoperatória e de técnica cirúrgica mais relevantes.
- Cura Cirúrgica de um CarcinomaPublication . Mendonça Santos, J; Alves Pereira, C; Alves da Conceição, FOs AA apresentam um caso de cura cirúrgica de um gastrinoma,situação que pensam ser descrita pela primeira vez em Portugal e que obrigou a 6 anos de «follow-up» para que, à luz das definições internacionalmente aceites, se possa falar em cura.
- Carcinoma da Vesícula Biliar. A Propósito de 12 Casos ClínicosPublication . Porto, E; Paulino, A; Fernandes, A; Fernandes, F; Penedo, J; Vaz, D; Horta, AP; Roriz, ML; Trindade Soares, JM; Alves Pereira, COs Autores realizaram um estudo sobre a prevalência do carcinoma da vesícula biliar (C.V.B.) numa enfermaria de cirurgia geral, no período compreendido entre 1990 e 1994, e tentaram estabelecer uma relação entre o estadiamento clínico e anátomo-patológico. No período considerado estudaram 12 casos que correspondem a cerca de 1% dos tumores do aparelho digestivo operados. Doentes de biometria habitual com prevalência no sexo feminino e a partir da 7ª década de vida, em que a clínica é habitualmente a da colecistolitíase, que aliás coexistia em todos os casos, e em que o diagnóstico de C.V.B. nunca foi realizado pré-operatoriamente. Nos casos estudados há uma boa correlação entre estadiamento clínico e anátomo-patológico.
- Tumor Benigno Raro do Estômago. Adenoma de BrunnerPublication . Alves Pereira, C; Roriz, ML; Trindade Soares, JOs Autores apresentaram o caso de um doente, do sexo masculino, de 42 anos de idade, internado pelo Serviço de Urgência com desconforto epigástrico e sintomas de hemorragia gastrintestinal, queixas que se arrastavam há quatro anos, durante os quais surgiram dois episódios de melenas. Uma radiografia com contraste baritado, feita após o internamento, revelou peculiar anormalidade da parede gástrica do antro e grande curvatura. A gastroscopia feita a seguir mostrou uma mucosa irregular, granitada, e lesão ulcerativa. O diagnóstico apenas foi possível após laparotomia que assinalou a existência de um tumor benigno, localizado na mucosa duodenal heterotópica do estômago.
- Adenocarcinoma e Carcinóide GástricosPublication . Cunha, P; Cunha, JF; Burnay, MO; Galhordas, A; Fernandes, R; Calinas, FOs autores apresentam um caso clínico de adenocarcinoma e carcinóide gástricos síncronos. Discutem o diagnóstico de carcinóide gástrico e a sua associação a adenocarcinoma