Serviço de Urgência
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Serviço de Urgência by Title
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem ao Doente “ABCDE”. Biomecânica do TraumaPublication . Amaral, TApresentação na qual é efectuada uma caracterização epidemiológica do Trauma comparando a distribuição bimodal vs trimodal assim como a causa e local de morte. De seguida são definidos cuidados emergentes a nível pré-hospitalar e as competências indispensáveis à práxis por parte do Enfermeiro. Por último reflectimos de que forma a abordagem e o assegurar do continuum de cuidados desde o pré-hospitalar à UCI (com passagem no SU) contribuem para a melhoria dos cuidados ao doente politraumatizado.
- Apresentação Pélvica: Parto Vaginal ou Cesariana?Publication . Sousa, S; Vicente, L; Mendes, A; Martins, AT; Maia, AP; Vitorino, A; Sereno, P; Borrego, J; Carvalho, MJA apresentação pélvica ocorre em 3% das gravidezes únicas de termo e está associada ao aumento do risco de complicações maternas e fetais. Os autores fizeram uma avaliação retrospectiva de 118 partos pélvicos por via vaginal. Foram considerados os recém-nascidos com pesos compreendidos entre 2000 e 4000 g, de gestação maior ou igual a 34 semanas. Comparou-se a morbilidade materna e do recém-nascido com apresentação pélvica, em 118 partos vaginais e 244 cesarianas. Constatou-se que a morbilidade neonatal major foi significativamente superior no parto vaginal (5,9%), em relação à cesariana (0,4%). A morbilidade materna foi ligeiramente superior na cesariana (3,6%), em relação ao parto vaginal (1,6%), sem significado estatístico.
- Assistência ao Doente NeurocríticoPublication . Beja, AM
- Avaliação Bem-Estar Fetal Intra-Parto. Cardiotocografia e Electrocardiograma FetalPublication . Valadares, S; Videira, A; Ramos, L; Soares, C; Dâmaso, JA asfixia intra-parto é um evento raro, sendo o seu diagnóstico difícil. Pensa-se que a introdução e uso generalizado da cardiotocografia tenha permitido a identificação do feto em sofrimento, presumivelmente antes de ocorrer uma lesão permanente. O objectivo desta revisão é mostrar as bases da interpretação do CTG e as tentativas para uniformização de critérios na sua avaliação, bem como novas soluções para a descriminação dos “verdadeiros” casos de sofrimento fetal.
- Bem Estar Fetal Intraparto: Papel da EcografiaPublication . Videira, A; Valadares, S; Ramos, L; Soares, C; Dâmaso, JA realização de ecografia está disponível em praticamente todos os Serviços de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia. A sua utilidade na avaliação do bem-estar fetal ante-parto é indiscutível. Este trabalho tem por objectivo rever as indicações da Ecografia realizada durante o Trabalho de Parto.
- Caracterização das Hipoglicémias Severas em Doentes Diabéticos Assistidos por uma Viatura Médica de Emergência e ReanimaçãoPublication . Figueira Coelho, J; Burgi Vieira, C; Lourenço, S; Martins Batista, A
- Chefes de Equipa - Com ou Sem Posto de Trabalho?Publication . Beja, AM
- O Circuito do Doente NeurocríticoPublication . Beja, AM
- Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais na Abordagem ao Doente na Sala de EmergênciaPublication . Beja, AM; Bandeira, E; Barros, F
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »