Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Objetivos: O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito do desporto adaptado no bem-estar psicológico de pacientes com lesões medulares (LM).
Material e Métodos: O estudo desenvolvido é de natureza quantitativa e transversal. A amostra é constituída por um total de 28 participantes, sendo um dos grupos formado por 11 LM em fase crónica que praticam atualmente desporto adaptado de competição. O outro grupo é composto por uma população similar de LM em fase crónica, que não realizava desporto adaptado, mas com capacidade de manobrar cadeira de rodas de forma independente. Como instrumento de medida, utilizou-se o questionário de manifestação de bem-estar psicológico (no original, Échelle de Mesure des Manifestations du Bien-Être Psychologique - EMMBEP). Este é formado por um conjunto de 25 itens, que numa escala de Likert (de 1 - nunca a 5 - quase sempre) avalia o bem-estar psicológico. A cotação deste instrumento de medida varia entre 25-125 pontos, sendo o bem-estar individual maior quanto maior a pontuação obtida. Estudos psicométricos para a versão portuguesa demonstraram a sua fiabilidade.
Resultados: Através da aplicação do teste t de Student para amostras independentes foi possível verificar que os grupos em comparação apresentam entre si diferenças estatisticamente significativas (considerando p < 0,05) nos níveis do bem-estar psicológico. Constatou-se que, quer ao nível das dimensões específicas, quer ao nível global, os participantes que compõem o grupo de doentes crónicos com prática de desporto adaptado apresentam pontuações médias significativamente superiores quando comparados com os sujeitos que compõem o grupo sem prática de desporto adaptado.
Conclusões: A incorporação em equipas de desporto adaptado apresenta a capacidade de produzir um
incremento no bem-estar psicológico de pacientes com LM. Neste âmbito, é importante a atenção e o alerta do
clínico na orientação que pode fazer a estes doentes para a realização de desporto.
Description
Keywords
CHLC MFR Adaptação Psicológica Atitude Frente à Saúde Desporto Qualidade de Vida/psicologia Lesões da Medula Espinhal
Citation
Rev Soc Port Med Fis Reab 2016;28(1): 16-21
Publisher
Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação