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Uso da Simulação no Treino de Internos em Técnicas de Pediatria – Técnica da Punção Lombar

dc.contributor.authorMarques, F
dc.contributor.authorFernandez Rey, A
dc.contributor.authorRodríguez Núñez, A
dc.date.accessioned2014-12-17T15:18:28Z
dc.date.available2014-12-17T15:18:28Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractIntrodução: A punção lombar (PL) é a técnica invasiva mais frequente em Pediatria. O treino é habitualmente realizado sob supervisão, directamente no paciente. O uso de simuladores, possibilita aquisição de capacidades num ambiente seguro, minimizando custos e riscos para o doente. Objectivos: Avaliar a capacidade dos internos de pediatria (IP) na realização da PL e o uso de simulação aplicada à educação médica como ferramenta de melhoria na aquisição de competências. Material e Métodos: Foi elaborado e apresentado a todos os IP, um protocolo e checklist da PL. Realizaram-se 2 sessões clínicas, usando simuladores de PL, a primeira uma semana depois da apresentação do protocolo e a segunda, dois meses depois. Foi avaliado em cada sessão, o cumprimento do protocolo e performance na execução da técnica, mediante a aplicação da checklist. No final de cada sessão foi aplicado um questionário (escala 0-10) sobre experiência, grau de confiança prévio, alterações notadas e reprodutividade da técnica no simulador. Resultados: Participaram em cada sessão, 13 IP Oito haviam realizado menos de 10 PL durante a sua prática clínica, sendo que nenhum tinha realizado, PL em simuladores. Na 1ª sessão, as principais falhas foram a ausência de esclarecimentos sobre a técnica (n=7), cuidados pós PL (n=6) e complicações (n=5); a não aplicação de anestésico local (n=3); ausência de monitorização (n=5) e falhas na assepsia A maioria (n=8) desconhecia, ainda, o sistema de medição da pressão intracraniana (PIC). Na 2ª sessão, verificou-se melhoria em todos os itens avaliados, persistindo, ainda, falhas na monitorização (n=2), informação cuidados pós PL (n=2) e complicações (n=2). Em todos os casos a medição da PIC foi correcta. O score médio do conhecimento e grau de confiança na execução da técnica prévia à 1ª sessão foi 5, constatando-se uma clara melhoria após as 2 sessões (score médio 9). Todos consideraram que os simuladores contribuíram para o aperfeiçoamento da técnica e que os mesmos reproduziam com fiabilidade a prática real (score médio 8). Conclusões: O uso de simuladores no treino da PL melhora a competência dos internos na sua realização, permitindo aquisição de experiência e confiança sem riscos para doente. A introdução destes simuladores no ensino médico pós-graduado deve ser considerado.por
dc.identifier.citationIN: 1º Congresso da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde", 2012, 15 a 17 Junho. Braga, Portugalpor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.17/1976
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherDepartamento de Pediatria, Hospital Dona Estefânia, Centro Hospitalar de Lisboa Central, E.P.E.por
dc.subjectPunção Lombarpor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectHDE PEDpor
dc.titleUso da Simulação no Treino de Internos em Técnicas de Pediatria – Técnica da Punção Lombarpor
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dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

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USO DA SIMULAÇÃO NO TREINO DE INTERNOS EM TÉCNICAS DE PEDIATRIA TÉCNICA DA PUNÇÃO LOMBAR_Poster.pdf
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