Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As Humanidades e a Formação Médica Pediátrica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Acta Pediatr Port 2005_36_159.pdf1.24 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo define-se o conceito de Humanidades o qual se relaciona com certas áreas do conhecimento ligadas aos valores humanos (história, literatura, ética, comunicação, sociologia, etc.). Em termos formais (acções de formação sistemáticas, opcionais ou obrigatórias) não tem sido feito grande investimento nesta área, quer na pré-graduação, quer na pós-graduação. Nalguns países, no entanto, fazem parte do currículo nuclear algumas das disciplinas atrás referidas. Abora-se o papel educativo da ficçaõ literária como exercício de aprendizagem de certos tópicos que entram no âmbito das Humanidades e comenta-se o desenvolvimento desta área no nosso país no campo da Pediatria. É estabelecida uma relação com o conceito de pediatria social e faz-se alusão ao papel de pediatras portugueses na cultura do ramo de conhecimento em análise. Por fim chama-se a atenção para a necessiadde de formação, em humanidades, do pediatra actual e do futuro, o qual terá de lidar com situações que ultrapassam o âmbito meramente técnico-científico face às múltiplas transformações do mundo de hoje em que a criança e adolescente deverão ser encarados no contexto do meio familiar e social. O médico (pediatra) moderno deverá ter, por isso uma cultura de Humanidades.

Description

Keywords

Pediatria Ensino Humanidades Empatia Internato Médico Assistência Médica HDE PED

Citation

Acta Pediatr Port. 2005; 36 (2/3): 159-162

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Sociedade Portuguesa de Pediatria

Collections

CC License