Ginecologia
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Ginecologia by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 164
Results Per Page
Sort Options
- Síndrome de Cushing e GravidezPublication . Agapito, A; Afonso, A; Fonseca, F; Neves, A; Revez, A; Leite da Silva; Charneco da Costa, JDescreve-se um caso de gravidez em doente com Síndrome de Cushing por adenoma da supra-renal, tratado cirurgicamente após o parto e com recuperação total do eixo hipotálamo-hipófise-supra-renal. A gravidez teve evolução favorável, com parto pré-termo e recém-nascido normal.
- Carcinoma do Endométrio e seus Precursores: Factores de Risco e Valor da Aspiração Biópsia FraccionadaPublication . Anjos, F; Campos, A; Roriz, ML; Ferreira, NOs autores realizaram um estudo retrospectivo em 586 ABF efectuadas no período de um ano no serviço de ginecologia da MAC, com o objectivo de investigar o valor da aspiração biópsia fraccionada no diagnóstico precoce do carcinoma do endométrio e seus precursores e identificar os grupos de maior risco para este tipo de patologia. Foram encontrados 14 casos de adenocarcinoma e 7 hiperplasias. Contudo 2 casos adicionais de carcinoma foram diagnosticados através de outras técnicas. A presença de factores de risco – metrorragias post-menopausa, obesidade, hipertensão, diabetes, nuliparidade e terapêutica estrogénica anterior – influenciaram significativamente os resultados encontrados.
- Hidrópsia Fetal Não Imunológica. Protocolo de Investigação DiagnósticaPublication . Anjos, F; Correia, J; Tomé, T; Carreiro, MH; Duarte Fino, LA
- Recanalizações Tubárias. Resultados de 10 Anos - MACPublication . Barroco, L; Anjos, F; Martins, A; Pires, LCEntre Janeiro de 1982 e Setembro de 1991 realizaram-se 24 cirurgias de recanalização tubária na Maternidade Dr. Alfredo da Costa. Os critérios de aceitação para cirurgia foram rigorosamente avaliados. Verificou-se uma taxa de gravidez intra-uterina de 66,7%. Em nove casos, a presença de factores de infertilidade associados influenciou negativamente os resultados encontrados. A localização da zona anastomose influenciou os resultados obtidos (72,7% de GIU nas anastomoses istmo-ístmicas). A histerossalpingografia (HSG) pós-operatória correlacionou-se positivamente com o resultado da cirurgia, tendo a taxa de gravidez nos casos com HSG normal sido de 100%.
- Avaliação da Morbilidade e Mortalidade no Serviço de Ginecologia da Maternidade Dr. Alfredo da Costa. Jan/Set 1991Publication . Carvalho, MJ; Anjos, F; Catarino Tavares, EForam avaliados todos os internamentos no Serviço de Ginecologia da MAC de 2 de Janeiro a 19 de Setembro de 1991. O critério de selecção baseou-se no registo de morbilidade intra-operatória e no prolongamento de tempo de internamento. Foram estudados os dados relativos à idade, factores de risco associados, risco anestésico, tipo de intervenção cirúrgica, tempo operatório, tipo de complicações e média de tempo de internamento. Verificou-se uma morbilidade global de 5,6%, tendo-se constatado uma maior incidência de complicações no grupo das histerectomias abdominais (16,8%). Nos casos com morbilidade 72% apresentavam um ou mais factores de risco associados. Ocorreram 5 lesões de órgão (0,73%), 33 complicações pós-operatórias (4,8%) e 7 reintervenções (1%). A média de internamento neste grupo de doentes foi de 11 dias.
- Avaliação da Eficácia do Citrato de Clomifene na Correcção dos Distúrbios Ovulatórios da Mulher InfértilPublication . Teresinha Ferreira, H; Carvalho, MJ; Sá Melo, PDa casuística de 3 anos da Consulta de Infertilidade da MAC procedeu-se à avaliação das situações de oligomenorreia ou amenorreia tratadas com Citrato de Clomifene. Tratou-se de determinar a eficácia do tratamento nas 3 dosagens habitualmente utilizadas (50, 100 e 150 mg).
- Cirurgia Laparoscópica dos Quistos Dermóides do OvárioPublication . Ferreira, C; Machado, P; Fraga, T; Catarino TavaresApresentamos uma série de 72 quistos dermoides do ovário, diagnosticados em 63 doentes (taxa de bilateralidade de 14,3%) e tratados por cirurgia laparoscópica no Serviço de Ginecologia da M.A.C. durante 5 anos (Jan. 88 a Fev. 93). O diagnóstico ecográfico foi muito fiável, concordante em 95% dos casos. Realizaram-se 70 quistectomias e 2 anexectomias intraperitoneais, não tendo havido complicações per ou pós operatórias imediatas. Apenas se registou um caso de D.I.P. aguda, ao 5º dia de convalescença. O tempo médio de internamento pós operatório foi de 8 horas. O follow-up ecográfico efectuado somente em 53 casos, por abandono dos restantes, evidenciou uma taxa de cura de 90,5%.
- Síndrome Hellp no Pós-PartoPublication . Teresinha Ferreira, H; Antunes, G; Revez, AO aparecimento de hemólise (H), aumento dos enzimas hepáticos (EL) e trombocitopenia (LP) foi designado por Síndrome HELLP. Numerosos autores consideram que representa uma forma particularmente grave de Pré-Eclampsia que necessita terapêutica agressiva e interrupção da gravidez. É apresentado um caso de Síndrome HELLP no pós-parto.
- Perfuração Uterina com Feto na Cavidade Peritoneal na Sequência de Manobras Abortivas. Evolução AtípicaPublication . Gonçalves, V; Machado, P; Ferreira, A; Leal, E; Carvalho, V; Palma, C; Graça, A; Gonçalves, M; Revez, AOs autores descrevem um caso de perfuração uterina significativa, na sequência de manobras abortivas em gravidez de 13 semanas, cuja evolução, por atípica lhes mereceu particular atenção. Discute-se uma atitude conservadora versus uma cirurgia mais agressiva, tendo sido adoptada após adequada reflexão, uma atitude cirúrgica que permite a manutenção da capacidade reprodutiva.
- Fibromioma e Infertilidade: o Papel da MiomectomiaPublication . Teixeira, P; Teresinha Ferreira, H; Pires, LCOs autores analisaram 60 casos de miomectomia em mulheres operadas na Unidade de Infertilidade, do Serviço de Ginecologia da Maternidade Dr. Alfredo da Costa, nos anos de 1987 a 1991. 50% tinham infertilidade primária, 40% infertilidade 2ª e 10% não tinham infertilidade. Não houve diferença significativa de resultados quando se consideram os seguintes factores: idade, infertilidade 1ª ou 2ª, número e localização dos fibromiomas e entrada na cavidade. Após um período de observação de 2 a 5 anos, verificou-se nas mulheres expostas a gravidez no pós-operatório, uma taxa corrigida de gravidez de 54,2%. Nas mulheres com fibromioma isolado esta taxa foi de 57,1%, correspondendo, neste grupo, a 38,1% de filhos vivos. Considerando ainda os casos com fibromioma isolado, a percentagem de aborto espontâneo desceu de 100% para 23,1%.