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Abstract(s)
Pretende-se realizar uma revisão sobre as estruturas neuroanatómicas e os processos de
neurotransmissão e de modulação neuronal envolvidos na memória. A memória é vista
como um processo activo, baseado na reunião de variados aspectos dos padrões de
activação neuronal, num processo dependente da experiência. Descreve-se a importância
das regiões límbicas e sua inter-relação no processamento da memória, desde a codificação
até à consolidação que implica uma reestruturação neuronal.
Procede-se à caracterização dos tipos de memória (implícita e explícita) e suas características,a relação com as diferentes fases do desenvolvimento, tocando alguns aspectos mais descritivos de diferentes componentes da memória. Numa perspectiva contextual são também focadas as áreas da amnésia infantil, a lembrança, o esquecimento e o trauma.
O esquecimento é parte essencial da memória explícita. Vários estudos apontam para um
efeito de curva em U invertida, em relação com o impacto emocional. Eventos com intensidade moderada a elevada parecem ser etiquetados como importantes (envolvimento de
estruturas do sistema límbico como a amígdala e o córtex orbito-frontal) e são mais facilmente recordadas no futuro. Se os eventos são muitos intensos o processamento no hipocampo da codificação memoria explícita e subsequentemente a recordação são inibidos,há também um bloqueio da consolidação cortical da experiência, porém mantém-se a memória implícita, que pode levar a vivência de imagens intrusivas não elaboradas.
No que concerne ao trauma, levanta-se a questão da precisão da memória e do seu
impacto, tanto ao nível das implicações neurofisiológicas como das consequências
psicopatológicas. As alterações ao nível das neurotransmissões induzidas pelo stress
vão condicionar alterações na mielinização, sinaptogénese e neurogénese, que podem
levar a alterações a longo prazo em várias regiões do cérebro entre as quais a amígdala.
Nestas condições, o processo explícito e a aprendizagem podem ser cronicamente impedidas, para além do risco importante para o desenvolvimento de psicopatologia, nomeadamente: Perturbação da Personalidade, Perturbações de Humor (depressão); Perturbações de Ansiedade; Perturbações Dissociativas e maior risco de Psicose.
Description
Keywords
Desenvolvimento Trauma Memória Stress Criança Agentes Neurotransmissores HDE PEDOP
Citation
Acta Med Port. 2010; 23(3):427-236