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A Memória e o Impacto do Trauma: Numa Perspectiva Desenvolvimental
dc.contributor.author | Moura, M | |
dc.contributor.author | Estrada, J | |
dc.date.accessioned | 2011-04-08T14:35:47Z | |
dc.date.available | 2011-04-08T14:35:47Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | Pretende-se realizar uma revisão sobre as estruturas neuroanatómicas e os processos de neurotransmissão e de modulação neuronal envolvidos na memória. A memória é vista como um processo activo, baseado na reunião de variados aspectos dos padrões de activação neuronal, num processo dependente da experiência. Descreve-se a importância das regiões límbicas e sua inter-relação no processamento da memória, desde a codificação até à consolidação que implica uma reestruturação neuronal. Procede-se à caracterização dos tipos de memória (implícita e explícita) e suas características,a relação com as diferentes fases do desenvolvimento, tocando alguns aspectos mais descritivos de diferentes componentes da memória. Numa perspectiva contextual são também focadas as áreas da amnésia infantil, a lembrança, o esquecimento e o trauma. O esquecimento é parte essencial da memória explícita. Vários estudos apontam para um efeito de curva em U invertida, em relação com o impacto emocional. Eventos com intensidade moderada a elevada parecem ser etiquetados como importantes (envolvimento de estruturas do sistema límbico como a amígdala e o córtex orbito-frontal) e são mais facilmente recordadas no futuro. Se os eventos são muitos intensos o processamento no hipocampo da codificação memoria explícita e subsequentemente a recordação são inibidos,há também um bloqueio da consolidação cortical da experiência, porém mantém-se a memória implícita, que pode levar a vivência de imagens intrusivas não elaboradas. No que concerne ao trauma, levanta-se a questão da precisão da memória e do seu impacto, tanto ao nível das implicações neurofisiológicas como das consequências psicopatológicas. As alterações ao nível das neurotransmissões induzidas pelo stress vão condicionar alterações na mielinização, sinaptogénese e neurogénese, que podem levar a alterações a longo prazo em várias regiões do cérebro entre as quais a amígdala. Nestas condições, o processo explícito e a aprendizagem podem ser cronicamente impedidas, para além do risco importante para o desenvolvimento de psicopatologia, nomeadamente: Perturbação da Personalidade, Perturbações de Humor (depressão); Perturbações de Ansiedade; Perturbações Dissociativas e maior risco de Psicose. | por |
dc.identifier.citation | Acta Med Port. 2010; 23(3):427-236 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.17/79 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Ordem dos Médicos | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | Trauma | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Stress | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Agentes Neurotransmissores | por |
dc.subject | HDE PEDOP | |
dc.title | A Memória e o Impacto do Trauma: Numa Perspectiva Desenvolvimental | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 436 | por |
oaire.citation.startPage | 427 | por |
oaire.citation.title | Acta Médica Portuguesa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |