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Avaliação do Tempo Atribuído à Travessia de Peões: Contributo Para uma Lisboa Mais Inclusiva

dc.contributor.authorBoaventura, S
dc.contributor.authorRodrigues, J
dc.contributor.authorPlancha, T
dc.contributor.authorMartins, M
dc.contributor.authorSilva, M
dc.contributor.authorBrás da Silva, V
dc.contributor.authorHorta, L
dc.contributor.authorSoares Branco, P
dc.date.accessioned2020-07-06T15:09:33Z
dc.date.available2020-07-06T15:09:33Z
dc.date.issued2020-06-01
dc.description.abstractIntrodução: Com o envelhecimento progressivo da população portuguesa, é fundamental que as condições de acessibilidade e segurança na via pública estejam adaptadas a este grupo etário. O objectivo deste estudo foi avaliar se o tempo atribuído à travessia de peões nas passadeiras semaforizadas entre o Hospital de Curry Cabral e os transportes públicos locais é suficiente para permitir a travessia dos idosos em segurança. Material e Métodos: Foram avaliados 100 doentes seguidos em consulta externa no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação. Todos responderam a um questionário, à escala de confiança no equilíbrio específica da atividade e executaram o teste de marcha de 10 metros. Foram analisadas todas as passadeiras semaforizadas dos percursos de marcha entre o hospital e os transportes públicos locais, num total de 26 e calculada a velocidade de marcha necessária para realizar a travessia das passadeiras em segurança. Resultados: A média de idade dos doentes foi de 75 anos, sendo a maioria do género feminino (73%). Concluímos que todos os doentes conseguem atravessar em segurança 17 (65%) passadeiras, representando as restantes nove (35%) um obstáculo para a nossa amostra. Discussão: Se o valor de velocidade de marcha nas passadeiras estipulado na legislação para os cidadãos com mobilidade condicionada fosse devidamente aplicado, 99% da amostra teria conseguido atravessar as passadeiras em segurança. Conclusão: É fundamental que o valor de velocidade de marcha nas passadeiras estipulado na legislação seja aplicado, pois o seu incumprimento coloca em risco os utentes idosos do Hospital de Curry Cabral, aumentando a probabilidade de acidentes e o sentimento de insegurança na via pública.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationActa Med Port. 2020 Jun 1;33(6):401-406pt_PT
dc.identifier.doi10.20344/amp.12527pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.17/3477
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherOrdem dos Médicospt_PT
dc.subjectHCC MFRpt_PT
dc.subjectAccident Preventionpt_PT
dc.subjectAccidents, Traffic/prevention & controlpt_PT
dc.subjectPedestrianspt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectWalkingpt_PT
dc.titleAvaliação do Tempo Atribuído à Travessia de Peões: Contributo Para uma Lisboa Mais Inclusivapt_PT
dc.title.alternativeAssessment of Time Allocated to Pedestrian Crossing: A Contribution for a More Inclusive Lisbonpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage406pt_PT
oaire.citation.issue6pt_PT
oaire.citation.startPage401pt_PT
oaire.citation.titleActa Médica Portuguesapt_PT
oaire.citation.volume33pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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