Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
73.95 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A depressão na criança e no adolescente é uma entidade comum, embora só
tenha começado a ser reconhecida relativamente recentemente e continue a ser
subdiagnosticada. Tem havido um maior interesse da comunidade científica e
clínica sobre este tema, visto o diagnóstico precoce e a intervenção adequada terem
impacto no prognóstico da doença e na qualidade de vida destas crianças e
adolescentes.
O diagnóstico de depressão em idade pediátrica é complexo, por ser um
quadro de apresentação heterogénea. Esta heterogeneidade justifica-se pela
variação das manifestações de acordo com o grau desenvolvimento e com facto de
existirem comorbilidades frequentes. Deste modo, recomenda-se que o diagnóstico
seja feito por pedopsiquiatras.
Atualmente, há alguma controvérsia em relação ao tratamento da depressão
em idade pediátrica. Desta forma, continua a haver ligeiras discrepâncias nas
normas de orientações clínicas em vigor em diferentes países ocidentais. Contudo,
parece ser consensual que a psicoterapia tem um papel central no tratamento da depressão em idade pediátrica, reservando-se o uso de psicofármacos para os
casos de gravidade moderada a severa.
Neste artigo procuramos analisar os sintomas chave para o diagnóstico numa
abordagem desenvolvimentista, e apresentar uma proposta de metodologias de
intervenção dependendo da gravidade e das especificidades do desenvolvimento em
cada caso clínico.
Description
Keywords
Depressão Desenvolvimento Intervenção Pedopsiquiatra Criança Adolescente HDE PEDOP
Citation
Rev Port Pedopsiq. 2017; 41: 17-32
Publisher
APPIA - Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência