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Perturbação Depressiva na Criança e no Adolescente – Conceitos - Chave e Intervenção
dc.contributor.author | Santos, C | |
dc.contributor.author | Crujo, M | |
dc.contributor.author | Carreira, A | |
dc.contributor.author | Oliveira, G | |
dc.contributor.author | Santos, I | |
dc.contributor.author | Barrias, P | |
dc.contributor.author | Freitas, P | |
dc.date.accessioned | 2022-06-09T14:49:23Z | |
dc.date.available | 2022-06-09T14:49:23Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | A depressão na criança e no adolescente é uma entidade comum, embora só tenha começado a ser reconhecida relativamente recentemente e continue a ser subdiagnosticada. Tem havido um maior interesse da comunidade científica e clínica sobre este tema, visto o diagnóstico precoce e a intervenção adequada terem impacto no prognóstico da doença e na qualidade de vida destas crianças e adolescentes. O diagnóstico de depressão em idade pediátrica é complexo, por ser um quadro de apresentação heterogénea. Esta heterogeneidade justifica-se pela variação das manifestações de acordo com o grau desenvolvimento e com facto de existirem comorbilidades frequentes. Deste modo, recomenda-se que o diagnóstico seja feito por pedopsiquiatras. Atualmente, há alguma controvérsia em relação ao tratamento da depressão em idade pediátrica. Desta forma, continua a haver ligeiras discrepâncias nas normas de orientações clínicas em vigor em diferentes países ocidentais. Contudo, parece ser consensual que a psicoterapia tem um papel central no tratamento da depressão em idade pediátrica, reservando-se o uso de psicofármacos para os casos de gravidade moderada a severa. Neste artigo procuramos analisar os sintomas chave para o diagnóstico numa abordagem desenvolvimentista, e apresentar uma proposta de metodologias de intervenção dependendo da gravidade e das especificidades do desenvolvimento em cada caso clínico. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rev Port Pedopsiq. 2017; 41: 17-32 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.17/4114 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | APPIA - Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência | pt_PT |
dc.subject | Depressão | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_PT |
dc.subject | Intervenção | pt_PT |
dc.subject | Pedopsiquiatra | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Adolescente | pt_PT |
dc.subject | HDE PEDOP | pt_PT |
dc.title | Perturbação Depressiva na Criança e no Adolescente – Conceitos - Chave e Intervenção | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 32 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 17 | pt_PT |
oaire.citation.volume | 41 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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