Medicina Física e Reabilitação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Medicina Física e Reabilitação by Title
Now showing 1 - 10 of 107
Results Per Page
Sort Options
- Acidente Vascular Cerebral em Idade Ativa: Caracterização dos Utentes Enviados para a FisioterapiaPublication . Luzia Pimenta, CIntrodução – O acidente vascular cerebral (AVC) aumenta com a idade. No entanto, as incapacidades resultantes do AVC numa população jovem e ativa têm um grande impacto no indivíduo e na sociedade. Objetivo – Analisar as características pessoais, clínicas e funcionais dos indivíduos com AVC em idade ativa, verificando a associação entre variáveis e comparando os seus resultados com os indivíduos idosos com AVC. Método – Estudo observacional, descritivo e transversal. A população em estudo foram os indivíduos com AVC enviados para a fisioterapia num hospital terciário, em regime ambulatório, num período de três anos. Foram recolhidos dados de caracterização pessoal e clínica; aplicou-se a Motor Assessment Scale (MAS) e realizou-se o Timed Up and Go Test (TUG). Os dados foram analisados através de estatística descritiva, de análise de correlação e de inferência estatística (teste de Qui-quadrado e teste de Mann-Whitney), considerando-se um intervalo de confiança de 95%. Resultados – Dos 151 indivíduos avaliados, 64 tinham menos de 65 anos (42,4%), incluindo 10 com menos de 45 anos (6,6%). O género masculino foi o mais atingido e a maioria dos casos foram AVC isquémicos. Os mais jovens apresentaram um melhor desempenho funcional, maior percentagem de elementos com marcha autónoma e melhor mobilidade funcional. Estas diferenças são estatisticamente significativas ao comparar os resultados do TUG dos indivíduos em idade ativa com os idosos (p=0,004) e da MAS entre os menores de 45 anos com os maiores de 65 (p=0,048). A maioria dos utentes avaliados encontrava-se em risco de queda, constatando-se uma associação entre a idade e o risco de queda. Verificou-se uma correlação negativa entre as variáveis MAS e TUG. Conclusões – Com este estudo, pelas suas dimensões e limitações, não é possível elaborar considerações definitivas sobre o AVC em idade ativa e as suas repercussões funcionais; no entanto, pretende contribuir para uma reflexão sobre esta temática. Os fisioterapeutas deverão estar conscientes das necessidades específicas desta população e adaptar a sua intervenção de modo a minimizar o impacto desta condição na qualidade de vida dos indivíduos.
- Acidentes com Fogo de Artifício: Lesões da Mão na CriançaPublication . Alves, R; Costa, MJ; Leal, MJAnálise da experiência e resultados da Instituição no trammento e reabilitação de lesões da mão provocadas pela explosão de artefactos de fogo de artifício. Casuística do HDE entre Janeiro de 1990 e Janeiro de 1997 constituída por 8 doentes estudados por um protocolo uniforme de avaliação. Na presente série todos os doentes são do meio rural. Verificou-se uma predominância do sexo masculino com 87%. A idade mais atingida foi a dos 10 anos. As lesões foram unilaterais em 87%. Registou-se uma prevalência da mão esquerda em 55%. O primeiro dedo foi o mais atingido com 25,5%. Nas lesões residuais, a amputação foi a mais frequente com 75%, seguida da brida com 62,2% e da alteração da sensibilidade táctil em 50% dos casos. O tratamento cirúrgico e de reabilitação precoce é importante para o prognóstico funcional do doente, mas é na prevenção destes acidentes que está a melhor solução para estes casos.
- Adenocarcinoma do Cólon e Polimiosite Paraneoplásica: a Importância do Programa de ReabilitaçãoPublication . Neves, AF; Calado, AO carcinoma do cólon e recto é o tumor gastrointestinal mais frequente. A polimiosite é uma doença rara, inflamatória, frequentemente idiopática, que se manifesta por diminuição da força muscular proximal. Raramente, pode associar-se a síndrome paraneoplásica. Existem diversos estudos sobre a relação entre neoplasias e dermatomiosite ou polimiosite. Contudo, a associação do adenocarcinoma do cólon e miopatias inflamatórias é uma raridade, especialmente na ausência de lesões cutâneas. Apresentamos o caso clínico de uma doente com adenocarcinoma do cólon, avaliada no serviço de urgência por quadro de polimiosite paraneoplásica, e posterior seguimento clínico em enfermaria, salientando o papel da reabilitação na vertente do doente oncológico e nesta entidade clínica em particular.
- Agentes Físicos: Crioterapia, Termoterapia, Diatermia e ElectroterapiaPublication . Soares Branco, P; Martelo, D; Constantino, H; Lopes, M; José, R; Tomás, R; Esteves de Carvalho, T
- Agentes Físicos: Magnetoterapia, Laserterapia, Vibroterapia e Ondas de ChoquePublication . Soares Branco, P; Martelo, D; Constantino, H; Lopes, M; José, R; Tomás, R; Esteves de Carvalho, T
- Amputações de Membros Efectuadas nos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde nos Anos de 1990 a 1993Publication . Sequeira, FM; Batista Martins, AFoi objectivo deste trabalho obter uma panorâmica sobre amputações de membros efectuadas em Portugal nos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde num período de quatro anos (1990 a 1993), analisando-se a sua distribuição por etiologias e sexo, idade média, demora média de internamento, nível de amputação e taxa de mortalidade. Os autores destacam ainda os níveis de amputação mais favoráveis para uma reabilitação eficaz.
- An International Multidisciplinary Delphi-Based Consensus on Heat Therapy in Musculoskeletal PainPublication . Lubrano, E; Mazas, P; Freiwald, J; Krüger, K; Grattagliano, I; Mur, E; Queiro Silva, R; Maruri, G; Sequeira de Medeiros, LIntroduction: Musculoskeletal pain (MP) is prevalent in our society, having a strong negative impact on physical and psychosocial quality of life. Heat therapy (HT) has been frequently described as a treatment strategy for musculoskeletal pain, but scientific evidence is still poor. The aim of the present Delphi method study is to gather a consensus among European experts on the role of HT in MP. Methods: To address this topic, a list of 54 statements was developed, concerning mechanism of action of heat on muscle, types of MP eligible for heat treatment, efficacy of HT, time and modalities of treatment, maximizing compliance to HT, safety (based on heat wraps), wrong beliefs and common errors in the prescription of HT and the role of HT in preventing muscular damage in athletes. The survey was distributed to 116 European experts, using a 5-point Likert scale to express agreement or disagreement with the statements; 66% concordance with the statements was needed to define a consensus. Results: Consensus was reached on 78% of statements. There was a strong consensus on the mechanism of action of heat on muscle, the indication in chronic MP, its effectiveness as part of a multimodal approach to MP and the safety and tolerability of superficial heat therapy. A low-level of consensus was obtained on the role of heat in preventing muscular damage and in acute MP. Conclusion: This Delphi consensus recognizes the role of HT mostly in chronic MP and highlights the need for stronger scientific evidence to regulate the use of this therapy in clinical practice.
- Análise da Relação Entre Desempenho e Comprometimento em Profissionais de Saúde: Revisão SistemáticaPublication . Pimenta, CIntrodução – O desempenho dos profissionais de saúde refere-se às competências clínicas, conhecimentos e habilidades técnicas, enquanto o seu comprometimento está relacionado com o vínculo psicológico e emocional com o trabalho e a organização. A compreensão da interação entre estes conceitos é importante para otimizar os resultados em saúde. Objetivos – Explorar a extensão e a natureza da relação entre desempenho e comprometimento nos profissionais de saúde, identificando os fatores que influenciam esta relação e quais as metodologias utilizadas para o seu estudo. Métodos – Foi realizada uma revisão sistemática da literatura seguindo o protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA). Resultados – Foram identificados 847 artigos, dos quais 14 foram incluídos para análise. Destaca-se a atualidade e universalidade do tema devido à profunda interação entre os constructos estudados. Alguns estudos apontam para correlações positivas diretas, enquanto outros evidenciam relações de influência mútua ou identificam o comprometimento como mediador em várias interações. Além disso, fatores como a satisfação no trabalho, o burnout, a liderança e a motivação também impactam a relação entre desempenho e comprometimento nos profissionais de saúde. Discussão – A relação entre desempenho e comprometimento nos profissionais de saúde é complexa e suscetível a diferentes influências. Conclusão – É pertinente a continuação de investigações para aprofundar o conhecimento nesta área, já que as organizações de saúde enfrentam o desafio contínuo de proporcionar uma assistência de qualidade aos pacientes, ao mesmo tempo que tentam gerir de forma eficiente recursos limitados.
- Análise da Revisão Cochrane: Pregabalina no Tratamento da Dor Crónica Moderada a Grave em Adultos com Fibromialgia. Cochrane Database Syst Rev. 2016;9:CD011790 e 2016;4:CD009002Publication . Ferreira-dos-Santos, G; Cordeiro Sousa, D; Costa, J; Vaz-Carneiro, AFibromyalgia can be clinically defined by widespread pain lasting for longer than 3 months with tenderness on palpation in 11 or more of 18 specified tender points. Many people with fibromyalgia are significantly disabled, and experience moderate to severe pain for many years, for which conventional analgesics are usually not effective. For these patients treatment options generally include antidepressants like tricyclic agents, serotonin and noradrenaline reuptake inhibitors, or anticonvulsants like pregabalin or gabapentin. Pregabalin is a drug licensed for the treatment of fibromyalgia in the United States of America, with a mechanism of action similar to gabapentin. This mode of action confers antiepileptic, analgesic, and anxiolytic effects. This Cochrane systematic review included 8 randomized, placebo-controlled trials with low risk of bias, which studied the effect of a daily dose of pregabalin for the treatment of moderate to severe pain in adult patients suffering from fibromyalgia. Of the main results of this systematic review we highlight the major effect that a daily dose of 300 to 600 mg of pregabalin had in the reduction of pain intensity over a follow-up period of 12 to 26 weeks, with tolerable adverse effects, for a minority of people with moderate to severe pain due to fibromyalgia. This paper aims to summarize and discuss the main results and conclusions of this systematic review, as well as its implications for the daily clinical practice.
- Análise da Revisão Cochrane: Reabilitação Cardíaca Baseada no Exercício na Doença Arterial Coronária. Cochrane Database Syst Rev. 2016;1:CD001800Publication . Carvalheira-dos-Santos, R; Delgado, RM; Ferreira-dos-Santos, G; Vaz-Carneiro, AA doença coronária, responsável por um terço de todas as mortes, é a causa de morte mais comum em todo o mundo. Todavia, com o decréscimo das taxas de mortalidade associadas a esta patologia, observa-se um número crescente de doentes com a doença, com aumento da necessidade de gestão dos seus sintomas e prognóstico. A reabilitação cardíaca, componente essencial do tratamento contemporâneo da doença arterial coronária, é uma intervenção complexa que envolve variadas técnicas, incluindo exercício físico, correção dos fatores de risco cardiovasculares tradicionais, terapia comportamental e apoio psicológico, sendo considerada uma prioridade em países em que a prevalência da doença é elevada. Esta revisão sistemática Cochrane constitui uma atualização de uma revisão Cochrane publicada em 2011, tendo identificado 16 novos ensaios clínicos (3872 doentes), predominantemente em status pós-enfarte agudo do miocárdio e pós-cirurgia de revascularização miocárdica. Incluiu, assim, 63 ensaios clínicos aleatorizados que estudaram a eficácia e o custo-efetividade da reabilitação cardíaca baseada no exercício físico, em pacientes com doença arterial coronária. A confiança na evidência científica variou de baixa a moderada. Dos principais resultados destaca-se o efeito da reabilitação cardíaca, em comparação com a ausência de exercício físico, na redução na mortalidade cardiovascular, todavia sem redução da mortalidade total. Apesar da reabilitação cardíaca ter diminuído o risco global de internamento hospitalar, o mesmo não se verificou para o risco de enfarte, cirurgia de revascularização miocárdica ou intervenção coronária percutânea. Neste artigo sumarizam-se e discutem-se os principais resultados, conclusões e implicações desta revisão sistemática para a prática clínica.