Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos: Um Lugar onde os Profissionais de Saúde Aprendem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Sísifo Rev Cien Educ 2008 _7.pdf180.38 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O texto foi elaborado a partir das principais conclusões de um estudo etnográfico realizado numa unidade de cuidados intensivos pediátricos; teve como objectivo caracterizar percursos e processos formativos de enfermeiros e médicos e, paralelamente, desenvolver a função formativa do contexto de trabalho, numa articulação estreita entre a prática clínica e a prática formativa. Centrou‑se na vivência dos próprios actores, nas suas características e interacções, nas estratégias de aprendizagem e no modo como desenvolvem a sua formação. Partimos do pressuposto de que estes profissionais de saúde são portadores de saberes que adquiriram no contexto de trabalho, através da experiência, da reflexão sobre a prática, das aprendizagens informais e não formais. Desenvolvemos a pesquisa em torno da questão central: Como se formam enfermeiros e médicos numa unidade de cuidados intensivos pediátricos? Por outras palavras, como é que enfermeiros e médicos aprendem cuidados intensivos pediátricos? Na tentativa de dar resposta a esta questão, apresentam‑se os percursos e processos de formação do aprender fazendo destes profissionais de saúde.

Description

Keywords

Cuidados Intensivos Pediátricos Aprendizagem Experiencial Formação em Contexto de Trabalho HDE GEF

Citation

Sísifo. Revista de Ciências da Educação. 2008; 5: 7 -18.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Unidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

Collections

CC License