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Abstract(s)
Introdução: Dados recentes aproximam o uso patológico de jogos eletrónicos
a outras adições, sugerindo a possibilidade de estarmos diante de uma nova
perturbação psiquiátrica dentro da categoria dos comportamentos aditivos. A
taxa de prevalência desta problemática na população pediátrica ronda os 10%.
Frequentemente, o uso patológico de jogos eletrónicos está associado a comorbi -
lidades psiquiátricas, como perturbações de humor e PHDA (perturbação de
hiperatividade e défice de atenção).
Objetivos: Caracterizar o padrão de utilização de jogos eletrónicos numa
amostra clínica de crianças entre os 6 e os 12 anos e a sua associação com
comorbilidades psiquiátricas.
Métodos: Revisão e construção de questionários de avaliação do uso de jogos
eletrónicos aplicáveis a crianças e seus cuidadores. Aplicação dos questionários
a uma amostra de conveniência de crianças seguidas em consul ta de
Pedopsiquiatria, juntamente com o questionário de Capacidades e Dificuldades,
adaptado de Goodman 2005, para avaliação do funcionamento global. Consulta
dos processos clínicos para recolha do diagnóstico psiquiátrico e outros dados
relevantes. Análise descritiva e correlação entre variáveis (IC 95%, p<0.05).
Resultados: Na nossa amostra (n=58), 31% das crianças eram do sexo
feminino, com média de idades=9. Em média, as crianças passavam uma hora em
jogos eletrónicos e duas horas a ver televisão, por dia, durante uma semana de
aulas. O funcionamento global , principalmente no que diz respei to às
competências sociais e aos problemas de comportamento, estava correlacionado
com o padrão de uso de jogos eletrónicos (rs=0,295, p<0,05). Um terço das
crianças apresentava uso excessivo de jogos eletrónicos. Neste grupo, o diagnóstico mais comum era a PHDA. Muitas crianças jogavam jogos eletrónicos
destinados a adultos, com autorização dos pais.
Conclusões: São necessários mais estudos para estabelecer critérios
diagnósticos de uso patológico de jogos eletrónicos em crianças. Este tópico não
deve ser descurado na avaliação pedopsiquiátrica de rotina e objeto de discussão
com os pais, principalmente na presença do perfil de jogador caraterístico
Description
Keywords
Jogos eletrónicos PHDA Dependência Saúde mental infantil HDE PEDOP
Pedagogical Context
Citation
Rev Port Pedopsiq. 2015; 39: 25-43
Publisher
APPIA - Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência